Imprimir E-mail
Índice do Artigo
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E RETARDO MENTAL: ESTUDO DE CASO
Introdução
Método
Procedimento
Resultado
Discussão
Conclusão
Referência Bibliográfica
Todas as Páginas

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

ACHENBACH, T.M. Integrative guide for the 1991 CBCL/4-18, YSR, and TRF profiles. Burlilngton, VT: University of Vermont Departament of Psychiatry; 1991.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION.: DSM – IV- TR. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais, 2004.

BEE H. A criança em desenvolvimento. 9 ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.

CABANAS, José María Quintana. Crítica pedagógica de los sistemas educativos occidentales. Ensaio: avaliação e políticas públícas em Educação, jan./mar. 2005, vol.13, no.46, p.55-66.

CAPOVILLA e CAPOVILLA. Teste de Vocabulário por Imagem Peabody. 1997

CLAWSON. Bender. 1992

FRANKENBURG et al. Adaptado por Pedromônico. Protocolo de Avaliação Denver II. 1990.

GARCÍA, J.N. Manual de dificuldades de aprendizagem – Linguagem, leitura, escrita e matemática. Porto Alegre: Artmed; 1998.

GOMES, Candido Alberto. Desseriação escolar: alternativa para o sucesso?. Ensaio: avaiação polítiacas públícas em Educação., jan./mar. 2005, vol.13, no.46, p.11-38.

GRESHAM, Elliott, adaptado por DEL PRETTe. Questionário de Habilidades sociais – Formulário para pais de crianças da pré-escola à 6ª série do Ensino Fundamental

GRESHAM, Elliott, adaptado por DEL PRETTE. Questionário de Habilidades sociais – Formulário para professores de crianças da pré-escola à 6ª série do Ensino Fundamental

HÜBNER MM, MARINOTTi M. Crianças com dificuldades escolares. In: SILVARES, Edwiges Ferreira de Mattos. Estudos de caso em psicologia clínica comportamental infantil. Vol. II. Campinas: Papirus; 2000.

LINHARES, M. Problemas de Aprendizagem - Enfoque Multidisciplinar. Campinas: Alínea; 2000.

MARTURANO, E.M.Ambiente familiar e Aprendizagem Escolar. In: FUNAYAMA, C.A.R. Problemas de Aprendizagem – Enfoque Multidisciplinar. Campinas: Alínea; 2000.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10: Descrições Clínicas e Diretrizes Diagnósticas. Porto Alegres: Artes Médicas, 1993.

PELAZ BECI, M. Problemas de lenguaje en las edades infantil y escolar. In: VERONA, Gil. Problemas médicos en la escuela y su entorno. 2. ed. Madrid: Panamericana; 1999.

PELEGRINI, R.M, GOLFETO, J.H. Problemas de Aprendizagem com Enfoque em Psiquiatria Infantil. In: Problemas de Aprendizagem – Enfoque Multidisciplinar. Campinas: Alínea; 2000.

RAVEN, Raven, Court. Matrizes Progressivas e Coloridas. 1988

RUTTER, M. Family and school influences on cognitive development. Journal of Child Psychol Psychiat 1985, 26, 683-704.

SCHOEN-FERREIRA TH, ALVES D, AZNAR-FARIAS M. Atendimento Psicopedagógico e inclusão: estudo de caso. In: As dificuldades no aprender e o aprender das dificuldades. Resumo dos Pôsteres. pág. 35. II Fórum Psicopedagógico, 2-4 de julho de 2004, São Paulo.

SCHOEN-FERREIRA, Teresa Helena, ALVES, Dalva, AZNAR-FARIAS, Maria, SILVARES, Edwiges Ferreira de Mattos. Perfil e principais queixas dos clientes encaminhados ao Centro de Atendimento e Apoio Psicológico ao Adolescente (CAAA) – Unifesp/EPM. Psicologia em estudo 2001, 7(2):73-82.

SILVARES, Edwiges Ferreira de Mattos. Clínicas-Escola: novas formas de atendimento psicológico. Tese apresentada ao Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo para obtenção do grau de Livre Docência. 1998.

SMITH, C, STRICK L. Dificuldades de Aprendizagem de A a Z – Um guia completo para pais e educadores. Porto Alegre: Artmed, 2001.

STERNBERG, Robert J, GRIGORENKO, Elena L. Crianças rotuladas: o que os pais e professores precisam saber sobre as dificuldades de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2003.



 
mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter