Imprimir E-mail
Índice do Artigo
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E RETARDO MENTAL: ESTUDO DE CASO
Introdução
Método
Procedimento
Resultado
Discussão
Conclusão
Referência Bibliográfica
Todas as Páginas

VOLUME I / NÚMERO 1 (Janeiro-Junho 2010)

alt

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E RETARDO MENTAL: ESTUDO DE CASO 1

LEARNIG DISABILITIES AND  RETARDATION  MENTAL: A CASE STUDY 2

Teresa Helena Schoen-Ferreira 3   Aline Hanazumi 4   Fernanda Senna Lobo 5   Heloisa Galbiatti Abreu 6   Isabela Olszanski Acrani  Márcia Regina Fumagalli Martelet 8

 

RESUMO

O diagnóstico precoce é sempre um forte aliado na terapêutica de qualquer patologia, inclusive em casos de retardo mental. Assim, pode-se planejar uma intervenção mais adequada e efetiva, viabilizando a inserção social do indivíduo. O objetivo deste estudo é observar o quadro de Dificuldades de Aprendizagem como manifestação de Retardo Mental em dois irmãos gêmeos de 5 anos e 7 meses, cursando o Estágio II (série que antecede o Ensino Fundamental em dois anos) de uma escola de rede pública de ensino de São Paulo. Para a sua elaboração foram aplicados, nas crianças, testes do desenvolvimento em várias áreas e um teste de inteligência, e realizadas entrevistas dirigidas com sua mãe e suas professoras. Desta forma, dispusemos de informações acerca do desenvolvimento motor, psicológico e social dos gêmeos, as quais possibilitarão o acompanhamento dos quadros de maneira mais próxima do ideal.

Palavras-chave: problemas de aprendizagem; retardo mental; educação infantil

 

ABSTRACT

The early diagnosis is always a strong allied in the therapy of any pathology, including cases of mental retard. This way, a more appropriate and effective intervention can be planned, favouring the individual’s inclusion on the society. The objective of this study is to observe cases of learning difficulties as a manifestation of mental retard in two twin siblings 5 years, 7 months old, coursing the Stage II (grade that precedes the fundamental education in two years) of a public school of São Paulo, Brazil. In order to conduct this study, development tests in several areas and intelligence tests were applied in the children, and interviews were conducted with their mother and teachers. This way, we got information about the motor, psychological and social development of the siblings, making it possible to accompany these cases closer to the ideal way.

Keywords: mental retard, learning difficulties, kindengarden

 _______________

1 O presente trabalho foi realizado no curso de fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo. Brasil.
2 The present work was done in the phonoaudiology course at the federal University os São Paulo. Brasil.
3 doutora em Ciências pela Unifest. e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
4 Fonoaudiólogas
5 Idem
6 Idem
7 Idem
8 Idem



 
mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter